Cortina de vidro contra impactos em Sarasota

Sede policial americana alia desempenho e segurança ao misturar vidros blindados à vidros de eficiência energética

Cortina de vidro contra impactos em Sarasota, EUA

O quartel general da polícia de Sarasota, Flórida, foi projetado para obter a certificação Silver do Green Building Council’s in Energy and Environmental Design, programa que certifica o nível de sustentabilidade de uma construção. Para a construção de seis andares, os designers do escritório Arquiteto Design Group, de Winter Park, Flórida, desenvolveram uma estrutura que pudesse alcançar um desempenho de alta sustentabilidade, além de oferecer segurança contra ameaças ambientais. Diante das preocupações de segurança e exigências verde, os designers se voltaram para o vidro, especificando uma verdadeira cortina de vidro contra impactos.

“Projetar uma infra-estrutura policial aberta e convidativa que se encaixa bem no ambiente áspero do sul da Flórida foi importante”, diz David Crabtree, arquiteto responsável, “O desempenho da eficiência energética do dia, e as vistas foram fundamentais para o nosso conceito, logo a importância de um sistema de envidraçamento eficiente foram essenciais. ”

Ao todo, o edifício sede possui 40.000 metros quadrados de vidro em sua fachada e 6.000 metros quadrados em seu interior, chegando à um valor total de vidros de US $ 2 milhões. O projeto incorpora quase 2.000 janelas de eficiência energética, pesando 300 quilos cada. “Nós pensamos que a mistura da resistência à impactos e sustentabilidade contribuí-se para um melhor sistema de envidraçamento, se trabalhados em conjunto”, afirma Crabtree. “Ninguém especifica mais sistemas simples de envidraçamento. O vidro laminado nos dá segurança e o desempenho de energia que precisamos, por também serem isolantes. Além disso, estes sistemas oferecem outros benefícios importantes como a acústica e controle dos raios UV.”

Justin Burkhart, gerente de projetos, acrescenta, “Com os vários tipos de sistemas de vidros de alta performance, este foi um desafio excitante. Nós tínhamos uma equipe de 15 pessoas dedicadas a completar o projeto da fachada em cortina de vidro e seu interior, que oferecem aos oficiais de polícia e visitantes um maior nível de proteção. ”

O projeto de US $ 38 milhões foi projetado para alcançar a classificação Silver LEED em edifícios públicos, uma exigência da cidade de Sarasota. Outros elementos da estrutura chamam a atenção, mesmo não sendo de vidros. Exemplo de uma estrutura em aço azul em torno do teto e da cinta em forma de Z exposta na praça de entrada. O projeto foi concluído em junho de 2010.

Cortina de vidro contra impactos em Sarasota, EUA